Chegar ao mundo é chegar ao nosso mundo, ao mundo dos humanos. Estar no mundo é estar entre humanos, viver - para o bem e para o menos bom, como também para o mau - em sociedade. (...) Continua a ser verdade que o modo mais natural, para vivermos como homens, é a sociedade. Não se trata de uma escolha entre a natureza e a sociedade, mas do reconhecimento do facto de que é a sociedade a nossa natureza.(...)
A sociedade serve-nos, mas é também necessário servi-la: está ao meu serviço, mas só na medida em que eu me resigne a pôr-me ao seu serviço.(...)
Bem vistas as coisas, temos conflitos uns com os outros pela mesma razão porque nos ajudamos mutuamente ou colaboramos com outrem: porque os restantes seres humanos nos preocupam.
Fernando Savater, Política para um Jovem
Savater, na minha opinião, um filósofo dos jovens, mostra-nos que viver em sociedade é colocarmo-nos ao serviço dos outros - em certa parte- não será essa a essência do ser humano, a comunhão física e emocional entre os seus... ?!
Olá, Hugo,
ResponderEliminarDe Savater li "Ética para um Jovem", um livro que muito apreciei.
Lendo este belo trecho que partilhaste fiquei com vontade de ler esse livro, que não deve ficar nada a dever àquele que acima referi.
Identifico-me genuinamente com a visão e opinião de Savater. Obrigado por esta partilha!
Marcelo Melo