domingo, 15 de abril de 2012

Sobre o reconhecimento de que és produto da influência de outros


Pessoas apoiam-se em pessoas. Podes surgir num sítio onde ninguém te conhece e alegar que tudo o que és, tudo o que tens, todas as tuas cintilantes ideias são só produto individual do teu cérebro, espírito ou genética. 

Pois bem, isso é falso. Há sempre alguém com que te relacionaste que te influenciou de um modo significativo para que erguesses o império da tua existência numa dada forma e não noutra: um pai, uma mãe, um professor ou professora, um padre ou orientador espiritual, um jornalista, um escritor, um filósofo, um economista, um político, um amigo, dois amigos, três amigos, um vizinho, um antepassado teu ou de alguém.

Não deixes que o orgulho que sentes por quem és hoje, pelos teus atributos ou conformação material da tua vida te ceguem a ponto de ignorares que sob os teus pés, a suportar quem és, estão todos aqueles de quem precisaste e ainda precisas para conseguires chegar aonde chegaste. 

1 comentário:

  1. Bom ponto de vista...Partilho a tua opinião pois um ser humano não é ''uma ilha na humanidade'', antes pelo contrário, é o resultado das experiências que viveu e das pessoas com quem se relacionou, seja ele um relacionamento físico ou intelectual .

    ResponderEliminar