quarta-feira, 25 de abril de 2012

Sobre o crescimento dos movimentos nacionalistas


Temos assistido com a típica apatia democrática ao florescer gratuito de movimentos nacionalistas que fundamentam a sua ambição política na extraordinária instigação de um ódio absurdo aos imigrantes. Critica-se neles o não se adaptarem ao nosso mundo civilizado e regrado, e censura-se-lhes a forma fechada e impermeável como vivem.

Não vou sequer ousar contra-argumentar esses ideais que rejeito de todo. Prefiro recordar que na vida há um dar e um receber e que hoje bebemos sem pestanejar das mais diversas culturas e prezamos ter em casa a diversidade temática e cultural, pelo que não precisamos de procurar muito para encontrar provas de como a convivência e partilha de experiências, estilos, culturas, práticas e ideias acrescentam valor ao nosso mundo.

Por isso apelo para que rejeitemos de nós essas fontes grosseiras que se alimentam de um ódio bárbaro e ignorante, que dá um enfoque imparcial aos alegados defeitos dos imigrantes e que sonega as suas virtudes e o valor que também acrescentam e têm como homens e mulheres que são.

1 comentário:

  1. Meu caro Marcelo, não podia estar mais de acordo contigo. A diversidade cultural é fonte de crescimento pessoal, intelectual e emocional...Usufruir do melhor que os outros nos têm para dar e partilhar o bom que habita em nós é algo que enaltece a essência da convivência humana, se assim não fosse, estaríamos num nivel inferior aos animais irracionais, pois até mesmo esses convivem com os seus pares num ambiente agradável aos nossos olhos...Dir-me-ão que eles também lutam e protegem o seu território, para mim apenas questão de fêmea...Quanto aos movimentos não discuto mas duvido que a maioria realmente creia naquilo que defendem e muitos deles são fachadas a outros interesses...

    ResponderEliminar