terça-feira, 3 de abril de 2012

ATENÇÃO: ISTO NÃO É UM FILME!


O massacre dos inocentes (1567), Pieter Bruegel

A acontecer, como todos os outros massacres que assolam o planeta pela mão humana, este poderia ser descrito do seguinte modo:

Numa gélida tarde de Inverno, uma próspera vila flamenga a que por conveniência chamaremos Bloodfalls, é invadida por uma matilha de cavaleiros armados com lanças, espadas e um sorriso feroz. Metodicamente, o grupo dispersa-se e começa a formar algo semelhante a comissões da morte. Cenas de horror começam a desfilar.

À porta de casa, separam uma criança da sua família.

Soldados com um cão de olhos vermelhos arrancam um bebé dos braços de uma mãe suplicante.

Um homem de joelhos chora enraivecido para que poupem a sua vida e a do seu burrito.

Um pai sufoca e engole neve derretida quando vê o seu recém-nascido, de cabeça para baixo, agarrado por uma perna.

Um velho de vestes rotas que esmaga o pescoço do seu único ganso ergue-o na direção de um soldado, esperando que este o troque pela jovem sobrinha.

Em múltiplos locais, os animais são apunhalados, degolados, esventrados e deixados sem vida nas camadas de neve que derrete com o sangue fervente.

De súbito, a paz regressa à aldeia, um sossego triste e sem alma.

PS – Na verdade, Pieter Bruegel originalmente pintou crianças a serem chacinadas. O trabalho chocou o seu mecenas, o rei Rodolfo II, que não conseguia assistir ao sangue das crianças assassinadas. Por isso, Bruegel contratou um artista de Praga para que substituísse cada criança por um animal…

Não seria o mundo muito mais rico se a realidade fosse um quadro e o rei Rudolfo II o seu patrono?

1 comentário:

  1. Seria um mundo mais rico, um mundo capaz de atingir a beleza da vida. Infelizmente, muitos quadros semelhantes ao que descreveste foram humanizados pelas mãos das mentes mais hediondas, mais frias e nuas de qualquer sonho, que lhe traduza o significado da vida...gostava de ser vivo no dia em que elas desaparecessem por completo, mas não acredito que o seja...Há muito caminho a percorrer...e tão pouca é a vontade de o conhecer!!!

    ResponderEliminar