quarta-feira, 18 de julho de 2012

Reza a História... #I

Georges Lemaitre (à esquerda) acompanhado por Albert Einstein (à direita).

Reza a história que em 17 de Julho de 1894 nasceu em Charleroi, na Bélgica, Georges Lemaitre.

Georges Lemaitre foi um Padre Católico, Astrónomo e Matemático que se imortalizou pela sua teoria para a criação do Universo - Hipótese do átomo primordial. Foi então considerado o pai da teoria do Big Bang.

Lemaitre descreveu o início do Universo como uma explosão de fogo de artifício, comparando as galáxias à esfera crescente de detritos que se afastam do centro da explosão. Ele acreditava que esta explosão foi o início do tempo em "a day without yesterday" (Um dia sem ontem). Foi também pioneiro na ideia de que o Universo se encontrava em expansão e não estático como até então se pensava.


Muitos cientistas que leram o artigo de Lemaitre aceitaram a ideia de que o Universo estava em expansão mas resistiram à ideia de que o Universo tinha um início. Estavam habituados à ideia de que o tempo existia desde sempre. Não soava muito lógico assumir que milhões infinitos de anos tinham passado antes do Universo ser criado. Lemaitre sugeriu que o 'Mundo' tinha um início definido no qual toda a matéria e energia estavam concentradas num único ponto:

"If the world has begun with a single quantum, the notions of space and time would altogether fail to have any meaning at the beginning; they would only begin to have a sensible meaning when the original quantum had been divided into a sufficient number of quanta. If this suggestion is correct, the beginning of the world happened a little before the beginning of space and time."


Numa série de conferências na Califórnia, Albert Einstein após ouvir a explicação de Lemaitre levantou-se, aplaudiu e disse:

"This is the most beautiful and satisfactory explanation of creation to which I have ever listened." 

Georges Lemaitre faleceu a 20 de Junho de 1966 com 71 anos de idade.

Adaptado do artigo  'A Day Without Yesterday': Georges Lemaitre & the Big Bang de Mark Midbon

2 comentários:

  1. A brief history of time - Stephen Hawking

    Aconselho a sua leitura. A capacidade de abstracção mental é ganha à medida que se lê o livro =)

    ResponderEliminar