Há algum tempo atrás, o nosso ilustre Vielense Rui Rego, deixou-nos aqui uma sugestão de leitura à qual não resisti. O nosso icebergue está a derreter de Kotter é de facto um livro esplêndido, tanto pela forma como transmite a mensagem - uma fábula, como pela componente técnica envolvida no desafio da mudança, desde a observação da urgência de mudar à concepção do plano de acção.
Torna-se demasiado fácil contentarmo-nos com a nossa rotina, correr na nossa própria praia, pisar terreno firme e conhecido, contudo, que horizonte nos tráz esse modo apático? A mais do mesmo, creio!!! E quando nos virmos obrigados a mudar...será que estamos preparados? Antecipamos problemas? Seremos capazes de criar e aplicar soluções?
A nossa capacidade de observação é chave da mudança!!! Ver e agir!!
Por isso, meus caros aqui ficam os oitos passos da mudança propostos por John Kotter :
1) Defina o cenário - Crie uma noção de urgência, ajude os outros a ver a necessidade de mudança e a importância de agir imediatamente.
2) Defina uma equipa - Alguém com credibilidade, competência, comunicação e análise é quem tu queres ao teu lado.
3) Decida o que fazer - Clarifique de que forma o futuro será diferente do passado e de que forma é possível fazer desse futuro uma realidade.
4) Comunica para compreender e persuadir.
5) Partilhe ideias e poder - Remova as barreiras de modo a que os outros façam das suas visões uma realidade.
6) Vitórias de curto prazo - Sucessos visíveis e inequívocos rápidos alegram qualquer alma.
7) O importante é não parar - Insista de forma mais intensa e rápida após os primeiros sucessos. A visão dever tornar-se uma realidade.
8) Crie uma nova cultura - A defesa firme e a promoção das novas formas de comportamento proporcionam a substituição de tradições antigas.
Adaptado , O nosso icebergue está a derreter, Kotter, J.
O ponto 8 parece-me o melhor, e o 4 o mais perigoso.
ResponderEliminar