sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Os Homens que não vêm nos manuais de História...

Muitos são aqueles que a História esqueceu, não se lembrou ou não interessam ser falados. 
Há muitos heróis, muitos Hmens que pelas suas atitudes simples, honestas e sentidas, não comportamentos violentos ou que incitem à revolta, nos ensinam a coerência falada e vivida. Esta coerência sai-nos cara. Isto porque, o sermos coerentes connosco implica, na maioria das vezes, um sofrimento físico, social e  emocional  impingido por aqueles cujos valores e princípios destoam dos nossos.

A história de August Landmesser é a de um homem que desafiou o regime nazi. Casou-se com uma judia, teve com ela duas filhas e foi preso por “desonrar a raça”. Serviu na II Guerra Mundial e desapareceu em combate. A mulher foi presa e eliminada pela Gestapo. As duas filhas sobreviveram e uma delas contou em livro o momento desafiador da vida do seu pai: em 1936, August Landmesser foi o homem que não fez a saudação nazi.

in Público, 10-2-2012


August Landmesser, o exemplo de um Homem de carácter, honra e que soube dignificar a essência de um ser humano. A prática do livre arbítrio, provavelmente, custou-lhe a vida, mas com certeza tranquilizou o seu ser... 
Ninguém escolhe como nascer ou morrer, já o 'como viver' é algo pertencente apenas a cada um de nós...

1 comentário:

  1. Esse é, sem dúvida, um exemplo para durar na mente de todos os que lerem o teu apontamento.
    Landmesser até podia ser literalmente um nome potenciador britânico, mas acredito que o seu mote na vida está ao alcance de todos, como bem defendes.

    ResponderEliminar