quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Convite...

'Segue o teu destino, 
rega as tuas plantas,
ama as tuas rosas.
O resto é a sombra
de árvores alheias.''

        Fernando Pessoa


Não escondo a paixão que tenho pela escrita, pela sabedoria, pela humanidade, pela sensatez e pela multipluralidade dos seres de Pessoa.
Não interpretarei o poema porque de cada vez que o leio  encontro algo de diferente.

Já o levar-vos a envolverem-se na mítica e na riqueza da escrita deste ser fingidor, é algo que sou incapaz de não o fazer.

2 comentários:

  1. Pessoa é de facto um poeta de poucas palavras e mil interpretações. Prestaste aqui uma justa, real e verdadeira homenagem ao maior poeta português, que rivaliza com Camões pelo alto pódio da literatura portuguesa.
    Camões é descoberta, Pessoa é mistério. Daí advém o seu fascínio e a maravilha do seu fingimento do ato de fingir o sentir.

    PS - convido-te a assistir à mesa 2 de Correntes d'Escritas 2012 (Auditório Municipal de Póvoa de Varzim), sob o mote/tema "O fim da arte superior é libertar" de Pessoa, com a participação de Fernando Pinto do Amaral e José Jorge Letria, entre outros. É na sexta-feira (dia 24), às 10h30 (vou incentivar o Pedro Rego a ir também).

    ResponderEliminar
  2. Com tristeza vejo-me obrigado a recusar o teu convite. Tenho aulas ao ínicio da tarde de sexta que impedem a minha presença na iniciativa...
    Contudo, conto que partilhes connosco o que de melhor ouviste por lá...
    Abraço.

    ResponderEliminar