sábado, 25 de fevereiro de 2012

Ó homem, se pode parar de escrever, aproveite!

A palavra assim ordena!
No segundo dia das Correntes d’Escritas 2012, dominou a palavra proferida, refletida, exumada, eterna, enfim, a palavra que conta vidas e as eterniza.
Confesso que a sessão da manhã me desiludiu um pouco, porventura por força das expectativas que tinha criado em torno do tema “O fim da arte superior é libertar” (Fernando Pessoa). na realidade as conversas redondas giraram em torno dos conceitos de libertação e de escrita, e não em torno do autor do mote como eu esperava. Apesar disso, interessantes observações sobre a alma da escrita escorreram das conversas e merecem ser revisitadas nas atas finais do encontro.
A sessão da tarde, essa, teve nuances de poesia fantásticas. O tema “A Poesia é o resultado de uma perfeita economia das palavras” viu-se refletida nos discursos como um espelho. Margarida Vale de Gato recitou um dos seus poemas, incidindo sobre o serviço que a palavra presta à humanidade e não apenas à poesia. Pela palavra, a comunicação, somos capazes de atingir tudo (o que esteja ao alcance do ser humano, obviamente), ditar a vida e a morte, o amor, a esperança e o ódio. A intervenção do poeta angolano Manuel Rui foi uma total surpresa porque, penitencio-me, nunca tinha ouvido falar dele. Também recitou um poema, criado para a ocasião, que me despertou um desejo enorme de ler todo o seu repertório poético. Recomendo vivamente, pela linguagem visceral, pontualmente elevada mas sempre pautada pelo mundano, recriando momentos de sublime reflexão sobre o simples, a água, a palavra, o quotidiano. Sobre a economia das palavras, lançou a definição que consensualmente arrebatou a plateia: “as palavras não estão nem a mais nem a menos, o poema existe com as palavras necessárias”, quer isto dizer que toda a palavra poética idealmente tem a sua função no corpo textual. O último orador e, possivelmente, o que maior atenção atraiu foi Manuel António Pina. Foi o único que não trouxe nenhum texto preparado e isso foi uma mais-valia pela espontaneidade e pela jocosidade da sua linguagem. Fez valer a sua experiência enquanto cronista ao expressar a opinião sobre as anteriores intervenções. Reiterou a ideia de que a perfeita economia das palavras não existe, apenas a necessária. Mas o conceito predominante da sua teoria foi o de que a escrita, para quem a ama, é inevitável, como uma paixão amaldiçoada. Então se compreende a declaração de Rilke, essa maestra alemã que certa vez disse a um jovem poeta com aspirações “ó homem, se pode parar de escrever, aproveite!”, como se dissesse que se a mente não o obriga a escrever, experimente a vida!
Rebate na alma como um tambor “a palavra é a gota do som da água” do poeta angolano Manuel Rui.
A sessão noturna foi longa, terminou por volta da uma da manhã, e foi sem dúvida a que mais interesse gerou, compreensível pelo leque de participantes: Afonso Cruz, Ana Luísa Amaral, Júlio Magalhães, Rui Zink, Valter Hugo Mãe e Manuel Moya. Com o tema “A escrita é um investimento inesgotável no prazer”, as intervenções pautaram, na sua maioria, pelo tom satírico e cómico. Ana Luísa Amaral realçou o explosivo poder da palavra: “aqui o verso vem e senta-se ao nosso lado, metaforicamente claro, mas senta-se”, e exemplifica – “diziam que Napoleão tinha mais medo de um jornal do que de mil baionetas”. Júlio Magalhães, personagem mais conhecida pelo trabalho no mundo da televisão, teve uma das participações mais engraçadas da noite (batida talvez apenas pela de Rui Zink). Bastaram segundos para o comprovar… “obrigado por estarem aqui e trocarem isto por uma noite a ver o Porto Canal!”. Logo de seguida relatou um episódio passado há muitos anos: “entrei numa taberna e vi uma garrafa de ginja que me chamou a atenção pelo rótulo: ‘A única ginjinha em Portugal que ainda não ganhou um prémio’. Ainda está lá em casa. É assim que me sinto hoje aqui, sentado nesta mesa”. Depois de muitos outros relatos hilariantes da sua experiência enquanto escritor, passou a palavra a Manuel Moya. Este poeta espanhol, mais sóbrio de linguagem, exaltou o prazer da escrita: “o prazer da escrita é distinto dos outros prazeres, não se dilui em si mesmo, é um prazer que se obtém no processo e não enquanto fim”. Deixou também um apontamento sobre a função do pensamento na escrita, pois “refletir é deixar nadar os espermatozóides da consciência” (tradução livre). Seguiram-se Rui Zink (constante humor presencial) e Valter Hugo Mãe. A plateia ficou suspensa nas primeiras palavras do Valter, “eu quero ir para a cama com o rubem fonseca” (aludindo ao escritor vencedor do prémio literário em causa). No discurso decorrente, explicou o papel da sensualidade mental que um escritor pode provocar no seu público, mas foi uma intervenção marcante (e chocante, como é de seu hábito) pela constante referência à intenção de avançar com uma relação sexual com o escritor brasileiro. No final, no espaço para as questões aos intervenientes, surgiu uma personagem da plateia que afirmou “eu faço amor consigo [Valter Hugo Mãe] e com a Ana Luísa Amaral!”, claro está aludindo à sensualidade das palavras dos escritores e não dos próprios autores...

2 comentários:

  1. A leitura do teu post deixa-nos o cheirinho de '' quem me dera lá ter ido''...
    Mas o importante é que a Viela marcou a sua presença e trouxe até aos nossos leitores o relato de uma iniciativa que devia ser reproduzida na nossa cidade, viana do Castelo,

    ResponderEliminar
  2. Olá, Vasco Oliveira,

    Parabenizo-te pelo encadeamento de belo efeito que conseguiste neste texto. Harmonizaste o desenrolar do evento de modo cuidado e interessante, pelo que a leitura que realizei revelou-se muito agradável e útil (dado que não estive presente).

    Marcelo Melo

    ResponderEliminar