quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Uma decisão estúpida


Ainda a propósito do fim imprevisto e abrupto do programa da Antena 1 "Este Tempo" (já aqui falado), não poderei, como é natural, afirmar com certezas se tal facto se deve ou não a censura, a controlo de informação, e a pressão injustificável e inominável sobre a liberdade de opinião e jornalística.

É provável que sim. Mas neste país nunca chegamos a saber o que realmente se passou; neste nosso país nunca há claridade sobre estas situações; neste nosso país nunca há consequências e responsabilidades sobre situações desta natureza. Acostumámo-nos a este estado de coisas, e passamos o nosso tempo discutindo perpétuamente sem chegar a qualquer conclusão.

Mas o que posso afiançar, sem quaisquer dúvidas, é que o programa radiofónico da Antena 1 "Este Tempo" é (era) um belíssimo programa da rádio portuguesa, e como este não os há em grande quantidade. Um espaço independente, sobre temas interessantes, descontraído, de livre opinião feito por gente que sabe do que fala: no fundo um pequeno exemplo do que deveria pautar a programação dos serviços público de comunicação. Só o facto de contar (aliás, contava até ao momento) com a participação de jornalistas como Pedro Rosa Mendes (tendo sido uma crónica deste, ao que tudo indica, a gota de água que ditou o fim do espaço) e Gonçalo Cadilhe já diz muito acerca de probidade e utilidade do programa.

Deste modo, mesmo não se tratando de censura, o que é difícil de admitir, o fecho abrupto do programa "Este Tempo" sempre se tratará de uma decisão absolutamente estúpida, irracional, e injustificável, por parte da administração da RDP.

Sem comentários:

Enviar um comentário