sábado, 14 de janeiro de 2012

Homens do Conhecimento...

Sentado à beira-mar, reflectindo sobre aquilo que nos vamos tornando ao longo da vida, e sobre aquilo que aprendemos, diariamente, seja com os nossos erros ou visualizando os dos outros, lembrei-me das primeiras páginas de Nietzsche, in Genealogia da Moral, que gostaria de partilhar convosco...

Assim está escrito:

Desconhecemo-nos. Nós, homens do conhecimento, desconhecemo-nos a nós próprios. Há um bom fundamento para que assim seja. Nunca nos procurámos..., como poderia então acontecer que, um belo dia, nos encontrássemos? Com razão se disse: 'Onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração'. O nosso tesouro fica onde estão as colmeias do nosso conhecimento. É para elas que continuamente nos encaminhamos, quais alados insectos nascidos para a recolha do mel do espírito. (...) Quanto ao resto da vida, quanto ás chamadas vivências...qual de nós dispõe ainda de seriedade suficiente para tanto? Ou de tempo suficiente? (...)

Num tempo que urge de conhecimento, pensamento, valores e bom senso, não adicionemos à lista ignorância, indiferença e apatia analítica.


Sem comentários:

Enviar um comentário