quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Perguntas a 2012...

Boa noite meus caros,
Aqui fica o link  com propostas de respostas a  muitas questões que vagueiam pela mente dos portugueses mais atentos ao panorama nacional e europeu...

Como seres pensantes, que nos assumimos, não temos de aceitar tudo o que nos dizem, muito menos acreditar em tudo o que se ouve, contudo, cabe-nos a nós analisar o conteúdo e a racionalidade da informação com que somos bombardeados diariamente.

Mesmo discordando das propostas de resposta a estas perguntas, é sempre bom ouvir o que os outros nos têm dizer, tal como aqui, a nossa conduta diária deveria residir sobre esse pilar..Ou então, porque raio de razão, um ser superior a mim, me terá dado 2 ouvidos e 1 boca...Será que ouvir não é mais importante do que carregar no play da nossa Ka7???

http://aeiou.expresso.pt/100-perguntas-para-2012-grafico-animado=f698015

Grande abraço

2 comentários:

  1. Olá, Hugo.

    Desde já obrigado por partilhares essa peça, da qual não tinha conhecimento.

    Deixa-me que te diga que praticamente todas as questões apresentadas se inserem no que podemos entender como relevância mediática, isto é, matéria-prima para a actividade jornalística.

    Contava encontrar perguntas menos apegadas a factos ou episódios da vida pública.

    Perguntas como:

    1. Seremos capazes de perder o amor ao dinheiro e garantir que pelo menos todos os portugueses passam bem (minimamente) neste período conturbado, com tudo o que isso poderá implicar?

    2. Passaremos a ensinar crianças e jovens a serem filosófos e a estarem mais preparados para a cidania que deles é esperada numa democracia?

    3. Será que no fim de 2012 os portugueses terão percebido por si que não é vendendo sistematicametne o que outras nações produzem que se gera riqueza para poder pagar reformas, serviços de saúde e afins?

    Marcelo Melo

    ResponderEliminar
  2. Boa noite caríssimo Marcelo,
    Cada vez mais convenço que a beleza da nossa vida muito se deve aquilo que somos e vamos construindo diariamente. Desde o bom dia que damos ao primeiro vizinho, que se cruze connosco, ao agradecimento à pessoa que pára na passadeira para que a atravessemos em segurança, todo um conjunto de valores são postos em jogo. Num país em que um jovem não se levanta do banco do comboio para que um idoso se sente, mesmo estando sentado num local reservado para esse efeito, algo de muito mal se passa na sociedade. Filosofia, dizes tu, e muito bem; poderia ser a chave para uma sociedade rica, mas quem a ensina??? Eu digo-te pouca gente, e infelizmente sentem-se cansados das mentes fúteis dos nossos jovens, precisam de memorizar 3 linhas, não o fazem porque dá trabalho, precisam de desenvolver uma equação, dizem-te que aquilo não é para eles...Pergunto-me, o que os jovens que vejo querem da vida, mais uma vez, eu digo-te: comida da mamà, pk não sabem estrelar um ovo, roupa lavada e passada, dinheiro para umas bejecas e umas camisa e o resto os outros que façam, e que pensem porque eu não tenho pachorra nem 'jeito' para isto...Vai a um liceu, e pergunta a um aluno finalista se sabe a diferença entre racionalismo e determinismo e quais os seus expoentes máximos..Não sabem, assim como te perguntam para que serve isso....
    Por isso meu amigo duvido que gostasses das respostas às perguntas que fizeste, se a resposta partisse de alguém sensato...

    Abraço

    ResponderEliminar