domingo, 22 de janeiro de 2012

Intolerância religiosa

Cristãos queimados vivos na Nigéria

A tolerância religiosa ainda está longe ser um valor absoluto. Apesar dos avanços civilizacionais que se têm registado ao longo dos anos, a humanidade continua, nas mais diversas partes do globo, a cometer crimes de forte teor hediondo que, para além de indignarem qualquer ser humano provido de dignidade e sentido de existência, choca e atormenta o humanismo.

É doloroso e contraditório verificar que a diferença religiosa entre os povos, nesta terra que há lugar para todos, tem servido como catalisador para inúmeros e memoráveis crimes contra a humanidade, quando, na verdade, as religiões deveriam contribuir para uma maior compreensão da existência humana e ao mesmo tempo para a paz e a harmonia entre os humanos.

A Nigéria é o oitavo país mais populoso do mundo e, actualmente, apresenta umas das taxas de natalidade mais altas no mundo. Com uma economia em franco crescimento mas pouco diversificada, a Nigéria faz parte dos "Próximos Onze" - as 11 economias que, em paralelo com o BRIC, serão possivelmente no futuro as maiores potenciais económicas a nível mundial -. Uma vez que é um dos maiores produtores de petróleo a nível mundial, este recurso natural é a grande força motriz da economia e da diplomacia. Para além disso, a Nigéria é a 3ª maior indústria cinematográfica, logo a seguir aos EUA e à Índia.

Nesse sentido, arrepia pensar que a Nigéria, um dos países mais populosos do mundo e dinâmicos economicamente, permitirá aos seus jovens crescer no seio da intolerância, da violência e da perseguição. Meu Deus, que futuro se vislumbra...

Para terminar, pergunto: perante esta atrocidade maléfica e inqualificável, onde anda a comunidade internacional? Onde estão as sanções? Para a tristeza e a desilusão humana, ninguém diz nada...

Sem comentários:

Enviar um comentário