quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Tolerância

 A tolerância é um conceito relativamente moderno.Até há muito pouco tempo apenas vivia em livros ,aos quais dificilmente tínhamos acesso, precisamente porque a sua virtude vivia no seu interior.
Felizmente, os tempos mudaram e a tolerância deixou de viver apenas em livros mas também no quotidiano de alguns seres humanos.
Estes não se podem esquecer das irrefutáveis consequências da inexistência deste tão estimado valor social; elas são mais que muitas, desde seres humanos que foram chacinados, perseguidos, torturados...por convicções religiosas, politicas, entre muitas outras.
   Não é a minha verdadeira intenção falar do passado obscuro da humanidade, mas sim relembrar do seu início, como começou e porque começou. A chave para esses enigma é muito simples: Intolerância.
Fico profundamente chocado, quando ainda hoje, vejo seres humanos vestidos de convicções inabaláveis, possuidores da verdade absoluta e donos da razão. Foi assim que começou...
   A tolerância é a capacidade que cada ser humano tem de aceitar as diferenças de valores sociais, politicas, religiosas,.. de outros seres humanos. Portanto se há algum segredo para vivermos numa sociedade pacífica, nua de preconceitos e vestida de riqueza cultural, intelectual e pessoal é sermos tolerantes, porque no dia em que o deixarmos de ser perderemos o que de melhor há em nós.
   Revolta-me imenso quando assisto nos meios de comunicação social a guerras por questões religiosas, acredito que não há guerra mais ridícula do que essa. O meu raciocínio é muito simples, se existem tantas e diferentes manifestações religiosas, não pode haver uma mais certa que a outra, porque então todas mentem à excepção de uma..Qual? Porquê?
Acredito que cada crente, independentemente da sua crença, deve contribuir com o que de melhor a sua crença lhe dá, para que, este faça do mundo um lugar melhor para se viver...Não deve desperdiçar a sua fé a impor que os outros se convertam, cada um deve procurar o que melhor se identifica consigo próprio...a escolha é sua e ninguém a pode fazer por ele...


H.B

''A responsabilidade da tolerância está com os que têm a visão mais ampla.'' George Eliot


''A primeira lei da natureza é a tolerância - já que temos uma porção de erros e fraquezas.'' Voltaire


''Existem pessoas que tornam a tolerância tão difícil, que esta deveria ser considerada um super-poder'' Fernanda Young

Sem comentários:

Enviar um comentário