sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

No baú da Viela! (II)


Há pouco tempo escrevi sobre Guerra Junqueiro e fiz uma breve referência sobre a sua ligação às terras de Viana. Hoje aprofundo a sua ligação, não a Viana, mas às Neves, assim como, faço referência à sua esposa e ao seu sogro. Percebendo as suas ligações familiares ao nosso "burgo", talvez seja uma hipótese com validade o facto do escritor, poeta e político ter estado no Souto das Neves.

Por que razão ligar Guerra Junqueiro às Neves? Foi Filomena da Silva Neves que hipoteticamente fez a ligação de Guerra Junqueiro às gentes das Neves. Esta senhora, uma ilustre desconhecida, tinha as suas raízes no lugar das Neves (filha de Sebastião da Silva Neves e de D. Isabel Cândida Neves), e caso não tivesse sido enfeitiçada pela arte da pena e do punho de Guerra Junqueiro ou o facto de ser filha de um magnata e homem público, estaria a mesma, e tal como nós, abandonada às leis do tempo.

Seu pai, Sebastião da Silva Neves, foi um grande empresário da região que construiu fortuna através da maior empresa de transporte de passageiros da época na região (sede na actual rua da Picota na cidade de Viana do Castelo). Seguiu o negócio do seu pai, João da Silva Neves (natural de Vila de Punhe), que através das suas diligências ganhou tanto dinheiro como viagens, paragens e estórias que foram sendo delineadas ao longo dos anos. A estalagem do Inácio (hoje Café Neves) que o diga!

A este ilustre conterrâneo, Sebastião da Silva Neves, estão ligados, entre outros, os seguintes factos:

  • Os actuais terrenos da Escola Secundária de Monserrate, antes de passarem para domínio público em 1878, era propriedade da D. Isabel Cândida Neves, na altura já viúva de Sebastião da Silva Neves;
  • Foi fundador da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Viana do Castelo;
  • Incentivou e patrocinou a construção do actual Teatro Sá da Bandeira;
  • Benemérito da santa Casa da Misericórdia;
  • Vereador da Câmara Municipal de Viana do Castelo;
  • Agraciado com a Comenda de Mérito Industrial;
  • Edificação da casa exposta em foto (já inexistente).
História do edifício:

http://gib.cm-viana-castelo.pt/documentos/20081031110705.pdf

Sem comentários:

Enviar um comentário