sábado, 10 de dezembro de 2011

Princípio da Co-responsabilidade inevitável

 O princípio acima referido é uma teoria filosófica, desenvolvida no livro 'A Saga de um Pensador' de Dr Cury, que nos alerta para a responsabilidade social, psíquica, física que cada ser humano tem para com a humanidade.
   É uma reflexão bastante interessante sobre a teia social em que cada ser humano interage, a importância das suas atitudes, do seu modo de vida, da sua forma de pensar, mas sobretudo o resultado da soma dos factores mencionados.
  No mundo da física, segundo o princípio de exclusão de Pauli, dois objectos não podem ocupar o mesmo espaço simultaneamente, também assim não podem coexistir duas realidades distintas no mesmo planeta,(a título de exemplo), a Europa não pode fazer de conta que a América não existe, e vice-versa, porque uma atitude menos inteligente de uma das partes pode condicionar gravemente a outra, isto porque elas habitam o mesmo espaço, o planeta Terra.
Se fizermos a analogia dos continentes à realidade social em que vivemos, perceberemos o quanto os nossos actos conscientes ou inconscientes podem afectar dramaticamente a estabilidade social, emocional e física das outras pessoas. Assistimos diariamente, através dos meios de comunicação social que nem todos os seres humanos têm a noção de que não somos '' ilhas na humanidade'', antes pelo contrário somos uma verdadeira Pangeia, e que não podemos fazer dos outros saco das nossas atitudes menos correctas e irresponsáveis.
   Penso que já é tempo de o ser humano se aperceber que se não for mais ponderado, menos egoísta, menos egocêntrico e despido de valores de omnipotência, a nossa sobrevivência pode estar em risco, não me refiro a uma sobrevivência física, porque isso penso que  só um cataclismo o pode fazer, mas sim, de uma sobrevivência psíquica e emocional que nos distingue dos restantes animais (irracionais).
   Não é compreensível que passados 200 000 anos da sua existência como ' homem moderno ' o Homem tenha mais interesse que as máquinas pensem e falem do que alimentar as 6 MILHÕES de crianças que morrem anualmente (UNICEF,2006) e 25% das crianças com menos de 5 anos vive em subnutrição, isto equivale a cerca de 146 MILHÕES de crianças, metade dos habitantes nos EUA.

Sem comentários:

Enviar um comentário