domingo, 18 de março de 2012

Política para um jovem...

Chegar ao mundo é chegar ao nosso mundo, ao mundo dos humanos. Estar no mundo é estar entre humanos, viver -  para o bem e para o menos bom, como também para o mau - em sociedade. (...) Continua a ser verdade que o modo mais natural, para vivermos como homens, é a sociedade. Não se trata de uma escolha entre a natureza e a sociedade, mas do reconhecimento do facto de que é a sociedade a nossa natureza.(...)
A sociedade serve-nos, mas é também necessário servi-la: está ao meu serviço, mas só na medida em que eu me resigne a pôr-me ao seu serviço.(...)
Bem vistas as coisas, temos conflitos uns com os outros pela mesma razão porque nos ajudamos mutuamente ou colaboramos com outrem: porque os restantes seres humanos nos preocupam.

Fernando Savater,  Política para um Jovem

Savater, na minha opinião, um filósofo dos jovens, mostra-nos que viver em sociedade é colocarmo-nos ao serviço dos outros - em certa parte- não será essa a essência do ser humano, a comunhão física e emocional entre os seus... ?!



1 comentário:

  1. Olá, Hugo,

    De Savater li "Ética para um Jovem", um livro que muito apreciei.

    Lendo este belo trecho que partilhaste fiquei com vontade de ler esse livro, que não deve ficar nada a dever àquele que acima referi.

    Identifico-me genuinamente com a visão e opinião de Savater. Obrigado por esta partilha!

    Marcelo Melo

    ResponderEliminar