domingo, 21 de outubro de 2012

Sobre as marcas, a influência delas e a gestão dessa exposição



Pitágoras recomendou àqueles que pretendiam ter bons pensamentos que se rodeassem de belas imagens. Ao revisitar o pensamento deixado por este ícone da Grécia clássica, abre-se caminho para que te consciencializes de que existem efeitos silenciosos e indiretos, que se jogam paralelamente à comunicação explícita, aos quais ninguém fica incólume.

Diversas coisas nos influenciam, nos mais diversos modos. Foi porventura esta constatação que levou o comércio a explorar, aprimorar e até exagerar o efeito da manipulação de influências externas associada processos de compra e venda. Assim terá nascido, arrisco, o marketing como o conhecemos.

As marcas são hoje bastiões de sugestão de estilos de vida, bastiões de sugestão de utopias a perseguir, e bastiões também de invenção de novas necessidades geradas à imagem e semelhança da sua suprema e incorrigível vontade de vender produtos.

Sem ti, elas (as marcas) não existem, mas será que sem elas tu também não? É esta a pergunta que te deixo, a qual encerra chaves para debateres no teu íntimo ou publicamente, em que medida a tua existência social orbita excessivamente em torno de marcas e em torno do que elas te sugerem em termos de imaginário no qual depois te projectas.

1 comentário: